Imagens
CAM
Com uma câmera de vídeo digital (DV - Digital Vídeo), os grupos gravam a tela do cinema, normalmente na pré-estréia. Lógico que a qualidade não fica nunca com a qualidade de um DVD. Mas esse meio é pra quem quer Novidade / Lançamento antes de todo mundo, as vezes antes mesmo de entrar para o cinema você já poderá ter-lo em seu PC.
DVDRip
Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.
DVD-Screener (DVDScr)
A qualidade é idêntica de um DVD comum, porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial, o DVD comprado em lojas. Ele é para divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!
TeleCine (TC)
Um TeleCine é maquina que copia filme do rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito boas, mas esses equipamentos são muito caros e raros.
TeleSync (TS)
O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de camera). Isso ajuda e melhorar e muito na qualidade do som. Muito TeleSync é filmado em cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor do retrato e do som.
Simplesmente a ripagem da TV (TVRip), muito usado em Séries (episódios), Clips (MTV), entre outros.
Internal
Um release interno é feito por diversas razões. Os grupos clássicos de DVD fazem muitos releases do tipo INTERNAL. As ripagens do cinema tem uma qualidade mais baixa, então usam o INTERNAL para não baixar a reputação do grupo, ou devido à quantidade de ripagem já existentes. O grupo libera somente os filmes a seus membros. Isto está em a contexto diferente à definião usual.
R5
Os principais estudios têm liberado dvds de varejo(para venda) antes de serem realmente lançados(somente na Russia). Fazem isso para parar o uso difundido dos telecines(TC) pirateados(que eram uma vez muito comuns). R5 é feito pelos estúdios, eles estão competindo basicamente com os telecines piratas. Assim a diferença principal entre os telecines postos para fora pelos piratas e os R5, é que os R5 são feitos usando o equipamento profissional. A qualidade do R5 é muito similar a dos DVD-Screeners.
Formatos
AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.
RMVB
O RMVB na verdade não é um formato de vídeo, ele é apenas um container, um empacotamento de vídeo que suporta o formato RV9 e RV10, comparando, assim como o AVI, OGM e MKV suportam o DivX e XviD. Uma diferença básica entre o DivX/XviD e RV9/RV10 são que o DivX/XviD foi feito para o Backup de DVDs, mantendo o máximo de qualidade do seu DVD, já o RV9/10 foi feito para servir de stream de vídeo na Web, aqueles vídeos de média/baixa qualidade e então de MENOR TAMANHO. Portanto é uma alternativa pra quem prefere baixar arquivos de 300 ou 400 mb em vez de 700 ou 1 GB, e se a conversão for bem feita, a diferença é praticamente imperceptível no arquivo final.
MP4
Criado em 1999 por uma associação de empresas que desenvolve padrões de compressão de dados digitais, o MP4 é a extensão oficial para a nova geração de arquivos MPEG-4. É uma evolução do MPEG-2, usado pela indústria de TV e vídeo, até mesmo no DVD.O MP4 dá origem a arquivos menores - 10% do original - sem perda de qualidade, e lida (muito melhor que o MP2) com os diversos elementos do vídeo, como contraste, cor, som ou legendas, tem melhor transmissão e recepção de sinais.Graças a essa nova tecnologia, filmes são copiados de DVDs nos muito mais populares e baratos CDs. Com isso, podem ser vistos em qualquer computador por quem não tenha um aparelho de DVD.
Os formatos que compoem um MP4 padrão são:
*Som: MP3, AAC e Apple Lossless
*Vídeo: MPEG-4, MPEG-3 e MPEG
*Imagem: JPG e PNG*Legendas: XMT e BT
0 comentários:
Postar um comentário