Tem coisas que temos que admirar a maneira como estrategicamente conseguem conceber certos fatos. Leia a reportagem abaixo:
"Fenômeno da web" foi fabricado por gravadora
A descoberta de que um dos mais recentes sucessos do YouTube foi produzido com a ajuda de uma grande gravadora vem causando polêmica entre a comunidade blogueira internacional. Marié Digby, 24, ganhou fama na Internet ao gravar e postar vídeos supostamente caseiros no YouTube e no MySpace em que canta sucessos de artistas famosos como Nelly Furtado, Linkin Park, Maroon 5 e Rihanna.
Seus vídeos chegaram a ser vistos mais de 2,3 milhões de vezes no YouTube, segundo o Wall Street Journal (WSJ), impulsionando aparições de Digby em programas de TV, além da divulgação de uma das gravações da jovem estrela em estações de rádio e até no iTunes. No que parecia ser mais um capítulo de um conto de fadas, o selo da Disney Hollywood Records anunciou a contratação do "grande fenômeno do YouTube".
Mas o que o anúncio não mencionava era que Marié Digby foi contratada em 2005, 18 meses antes da cantora e compositora virar o alardeado fenômeno da Internet, sendo que o selo ajudou a jovem a planejar estratégia de divulgação e prestou consultoria na escolha das músicas que seriam gravadas e postadas, além de ter distribuído gravações de alta qualidade da canção Umbrella para o iTunes e estações de rádio, informou o WSJ.
O episódio mostra que as grandes corporações começam a adaptar suas estratégias comerciais para chamar a atenção dos jovens consumidores, ao pegar carona na revolução viral propiciada pela internet, tentando fabricar cada vez mais novos sucessos 'mouse-a-mouse'.
De acordo com o The Register, a descoberta gerou as mais diversas reações, de inflamadas a cômicas, incluindo blogueiros que disseram ter perdido a confiança nas corporações e até a vontade de viver.
Essa "desilusão" e a dificuldade cada vez maior de saber o que é real na Internet podem estar contribuindo para renovar uma atitude já tomada por blogueiros e fotologgers: o encontro real entre usuários de sites de vídeos.
Segundo reportagem do Washington Post, no último sábado na capital norte-americana, os chamados YouTubers se encontraram ao vivo pela primeira vez, a fim de trocar experiências e conhecer de perto algumas das celebridades do YouTube em carne e osso.
Essa "desilusão" e a dificuldade cada vez maior de saber o que é real na Internet podem estar contribuindo para renovar uma atitude já tomada por blogueiros e fotologgers: o encontro real entre usuários de sites de vídeos.
Segundo reportagem do Washington Post, no último sábado na capital norte-americana, os chamados YouTubers se encontraram ao vivo pela primeira vez, a fim de trocar experiências e conhecer de perto algumas das celebridades do YouTube em carne e osso.
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